segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Revolução Coyle

Ao demitir Gary Megson, o presidente Phil Gartside deu um importante passo na história do Bolton Wanderers. Não que Gary Megson não seja um profissional qualificado - muito pelo contrário -, mas sua relação com a torcida era muito desgastada e o clima nos jogos no Reebok Stadium era muito ruim. Não havia uma correspondência torcida-técnico-time e isso refletiu diretamente nos resultados da equipe. Desde a saída de Sam Allardyce (hoje técnico do Blackburn Rovers), Gartside procurava um técnico que tivesse prestígio com a torcida. E acertou em cheio ao trazer Owen Coyle.

Coyle, como jogador, foi atacante do Bolton Wanderers entre 1993 a 1995 e possui grande admiração por parte dos torcedores. Talvez a apoteose de sua carreira como jogador tenha sido quando marcou o primeiro gol da dramática vitória do Bolton sobre o Reading por 4 a 3 na Final dos Playoffs da Championship 1994/95, garantindo assim, o acesso à Premier League.

O norte-irlandês iniciou a carreira como técnico em 2005, no St. Johnstone (time que, coincidentemente, enfrentou hoje em um amistoso), da Escócia. Guiou o clube em duas excelentes temporadas na primeira divisão escocesa, onde em ambas, terminou na segunda colocação, sendo eleito o Técnico do Ano do futebol escocês. Assumiu o Burnley em 2007 e iniciou um trabalho que rendeu bons frutos aos Clarets: chegaram às semi-finais da Copa da Liga Inglesa (também conhecida pelo nome comercial, Carling Cup) e o acesso à Premier League na temporada 2008/09.


Owen Coyle (à esquerda), ergue a taça da Final dos Playoffs da Championship 1994/95.

Em sua primeira Premier League, o Burnley não decepcionou seus fãs e chegou a ocupar a 13ª colocação, vencendo Manchester United, Everton, Sunderland, Birmingham City e Hull City em casa, na "fortaleza" de Turf Moor. No entanto, a boa campanha do Burnley começou a desmoronar quando Owen Coyle recebeu a tentadora (e irrecusável) proposta do Bolton Wanderers.

Como técnico do Bolton, Coyle iniciou uma revolução no futebol dos Trotters. Sob o comando de Gary Megson, o time jogava "amarrado", preso à marcação, um futebol feio (e chato) de se ver. Com Owen Coyle, as coisas mudaram e o time passou a jogar "solto", trocando passes com frequência. Terminou a temporada 2009/10 em 14º lugar, distante da zona de rebaixamento, o grande tormento do clube durante toda a temporada passada.


Owen Coyle foi anunciado como novo técnico do Bolton Wanderers no dia 08 de Janeiro de 2010.

Com tempo para arrumar o time ao seu estilo, as grandes expectativas por uma boa temporada são válidas. Martin Petrov, ex-Manchester City, é o grande reforço do time para essa temporada. Robbie Blake, ex-Burnley, também reforça o time. Outros podem (e devem) chegar. Que começe, definitivamente, a Revolução Coyle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário