quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Uma lenda inglesa

Muitos certamente nos tacharão de loucos ao apontar Gary Neville como uma lenda. O que o polêmico lateral direito do Manchester United tem de tão especial? Nem sempre marcar muitos gols e ser habilidoso serão as principais características que tornarão um jogador um "mito" do esporte. Neville tem uma biografia singular, de perfeita identificação com o clube, um legítimo jogador-torcedor dos Red Devils.


Revelado pelas categorias de base do clube, Gary Neville subiu para o elenco profissional em 1992 e de lá, nunca mais saiu. No plantel atual, apenas Ryan Giggs está há mais tempo no s Red Devils. Foi a primeira escolha na lateral direita no Man Utd e no English Team por mais de 10 anos. Curiosamente, sua família também é (foi) adepta ou relacionada à prática esportiva: seu irmão, Phil, chegou ao elenco profissional do Manchester United em 1993 e por lá ficou até 2005, quando se transferiu para o Everton, onde joga atualmente; sua irmã, Tracey, é jogadora de netbol (semelhante ao basquete) pela Inglaterra; sua mãe é recepcionista do Bury FC - da 4ª Divisão Inglesa - e seu pai foi jogador de cricket (semelhante ao beisebol) pelo condado de Lancashire.


Atualmente, aos 35 anos e prejudicado pelas constantes lesões, o fim da carreira de Gary Neville se aproxima. John O'Shea e Rafael estão a sua frente na briga pela titularidade. Ele chegou a declarar nesta semana que pensou em "pendurar as chuteiras" em abril, mas assim como seus companheiros Ryan Giggs e Paul Scholes, quer cumprir seu contrato até o final. A história de um mito no futebol inglês está acabando. Aproveitem enquanto há tempo ou as lendas de hoje serão passado nos vídeos do YouTube ou artigos do Wikipédia.

3 comentários:

  1. Neville é um apaixonado pelo United, nunca esqueço do jogo contra o Liverpool no fim da temporada 2006/2007, quando O'Shea fez o gol da vitória em Anfield. Gary saiu comemorando igual um louco, mandou os Scousers se calarem, fez o diabo e como lhe é peculiar causou polêmica na imprensa inglesa. Dizem que no gramado de sua casa tem uns arbustos formando a sigla "MUFC". Tamanha é a paixão do jogador/torcedor pelo clube.

    ResponderExcluir
  2. sou gunner até a morte, mas sempre admirei o neville, ele é um dos poucos jogadores q são e q podem ser fieis ao time, alguns ate podem querer, mas o time mts vezes precisa de dinheiro e vende caras como neville! infelizmente a carreira dele cara está proxima!
    ah parabens pl blog!

    ResponderExcluir
  3. Neville é mesmo uma lenda. Só isso explica um pereba como ele ter permanecido como titular de um gigante como o United por tantos anos...

    Abraços.

    ResponderExcluir