domingo, 5 de setembro de 2010

Resumo da Championship

Depois de muitos pedidos, resolvemos fazer uma coluna semanal sobre a Segundona Inglesa. Será sempre depois da rodada. O colunista será Gilmar Siqueira, que é tão fanático por futebol inglês que deve acompanhar até a quinta divisão. Para abrir, Gilmar fará um resumo do campeonato até aqui – está na quarta rodada. Boa leitura a todos.

jamie-mackie_1704765c

Esta temporada da League Championship já começou com grandes surpresas, tanto na parte de cima quando na parte de baixo da tabela. O atual líder é o invicto Queens Park Rangers, treinado por Neil Warnock, que como resultado menos favorável empatou heróicamente com o Derby County em pleno Pride Park. O time londrino também conta com as excelentes atuações dos de Taarabt (capitão da equipe) e do atacante Helguson, além é claro de uma forte defesa formada por Hill e Gorkss. O QPR é o líder da competição com 10 pontos e está seguido de perto pelo galês Cardiff City.

_48822272_bellamy_cardiff_celeb

O Cardiff é outra grande surpresa, pois, antes da temporada perdeu alguns jogadores e tinha várias dívidas. Mas está mostrando uma capacidade de superação fora do comum, já que agora conta com o atacante Craig Bellamy, o novo capitão da equipe, que foi cedido por empréstimo pelo Manchester City. Ele está formando uma dupla de ataque muito boa ao lado do escocês Jay Borthroyd, dupla já apelidada de "B & B". Outro jogador que vem tendo destaque avassalador no time galês é o goleiro Marshall, que com boas atuações ajudou muito sua equipe e ganhou a vaga de titular na seleção escocesa (já que Gordon ainda se recupera de lesão). O Cardiff só é vice-líder porque tem dois gols a menos do que o QPR.

RoyKeaneGETTY_468x354

Um time que segue em busca da liderança é o Ipswich Town, já este não é uma grande surpresa, porque o elenco é muito bom (ao menos do meio-campo para frente). A equipe é treinada por Roy Keane e já conta com reforços com sua marca, como por exemplo o goleiro Marton Fülop, vindo do Sunderland e o atacante veterano Jason Scotland, vindo do Wigan. Outro atacante que está muito bem é o húngaro Prinskin, que segue com boas atuações. O time de Ipswich é o terceiro colocado, também com dez pontos, porém, com dois gols a menos que o Cardiff City.

milwall

Dentre as equipes vindas da League One, o Millwall vem tendo a melhor campanha. O time londrino sofreu apenas uma derrota, esta foi justamente para outra equipe vinda da League One, o Leeds United. Pode se dizer que o destaque do time até agora vem sendo o atacante galês Steve Morison, que tem mantido um bom aproveitamento em suas grandes partidas. O Milwall se econtra na quarta posição, com 9 pontos.

davids

Como surpresas "ruins" as principais são Leicester City e Portsmouth. A começar pelo Leicester, que trouxe o bom treinador português Paulo Sousa, que acabara de fazer um bom trabalho no Swansea City e, com ele alguns reforços. Porém, o time conseguiu apenas um empate com o Middlesbrough em casa, na segunda rodada. O clube neste momento é o vice-lanterna do campeonato, situação preocupante.

Já o lanterna é o Portsmouth, clube que na temporada passada acostumou-se com a posição na Premier League. A equipe manteve vários jogadores da temporada passada na esperança de conseguir ao menos brigar pelos paly-offs de acesso sem precisar gastar muito, já que o time ainda tem dívidas. Mas a única coisa que conseguiram até agora foi um empate em 1x1 com o Crystal Palace em pleno Fratton Park.

preston

Outras decepções estão sendo Preston North End (que para quem não sabe, foi o primeiro campeão inglês da história, na temporada 1888-1889, conquistando este título de forma invicta) e Nottingham Forest, ambas beiram perigosamente a zona de rebaixamento.

Estas primeiras quatro rodadas da Championship foram muito movimentadas e já despontam os favoritos, sem dúvida nenhuma. A partir de agora aqui no blog Premier League Brasil você também poderá acompanhar o melhor da competição que possui a quarta maior média de público da Europa.

POR GILMAR SIQUEIRA

Um comentário:

  1. O futebol inglês virou uma paixão aqui para nós, brasileiros. E ter mais uma fonte de informações sobre a Segundona de lá, é sempre bom.

    Vendo nos últimos anos, sempre sobem bons times, que fazem boas campanhas nos anos seguintes aos seus acessos.

    Parabéns pela iniciativa, estarei sempre aqui lendo suas matérias.

    ResponderExcluir