segunda-feira, 13 de setembro de 2010

The Championship – 5ª Rodada

Por Gilmar Siqueira

Todos jogos da quinta rodada foram realizados nesse sábado, 11, e a emoção tomou conta da maioria deles.

mackie_1124242a

Queens Park Rangers x Middlesbrough: O líder QPR de Neil Warnock e Adel Taarabt, eleitos melhor treinador e jogador, respectivamente, da League Championship, enfrentou o inconstante “Boro”, em casa. Como se esperava, o time da casa começou muito melhor, em uma pressão total, aproveitando o fato de que o Middlesbrough não tinha vencido nenhuma partida fora de casa. Vale destacar a atuação de Hogan Ephraim no primeiro tempo. Uma das coisas que mais impressiona, sem dúvida, é o ataque totalmente incompetente do Middlesbrough, hoje formado por Boyd e Kink. Assim terminou a primeira etapa, ambas as equipes com zero no placar. Com 4 minutos do segundo tempo, Barry Robson derrubou o atacante veterano Heidar Helguson na área. Pênalti e cartão amarelo para o meia do Boro. O próprio Helguson cobrou e fez o primeiro gol do QPR. Quatro minutos depois, o capitão Taarabt fez uma bela jogada pela direita e achou um grande cruzamento para Ephraim, que não desperdiçou, 2×0 para o QPR. Nem com a desvantagem no placar, o Middlesbrough esboçava uma reação. Aos 14 minutos, o zagueiro Gorkss conseguiu uma bela finalização, o goleiro defendeu e, no rebote, Jamie Mackie fez o terceiro e último gol do QPR. Mesmo com tão pouco tempo, o Middlesbrough nada fez, o goleiro Kenny sequer teve trabalho, assim seguiu a partida até o fim. Em declaração à  BBC o técnico do Boro, Gordon Strachan disse: “Há um caminho, este caminho é o trabalho duro, o qual sempre devemos seguir, mas neste momento o período negro”.

0,,10335~9044125,00

Cardiff x Hull: Sem a dupla “B & B” e Michael Chopra, o Cardiff recebeu o Hull City, que precisava a todo modo vencer para se distanciar da parte de baixo da tabela. Esta partida começou mais aberta, com o Hull respeitando pouco o time galês. Por outro lado, com uma defesa fraca, deixava muitos espaços para o Cardiff. Com cerca de 20 minutos do primeiro tempo, o atacante nigeriano Olofinjana, que está emprestado ao Cardiff justamente pelo Hull, deu um belo chute à média distância e fez o primeiro gol. Os “tigers” responderam rapidamente e, após uma falha de McPhail, Richard Garcia roubou a bola e acertou uma bela finalização, mas parou mais uma vez nas mãos do grande goleiro David Marshall. Já pela segunda etapa, Andy Keogh que não jogava há cerca de 12 meses e veio de empréstimo do Wolverhampton, quase marcou um belo gol. Com apenas 11 minutos, Olofinjana foi forçado a deixar o jogo em virtude de uma lesão na coxa. Em seu lugar foi colocado Gavin Rae. Foi aí que o Hull passou a atacar ainda mais e tentar pressionar, não deixando Marshall sequer descansar, destaque para as finalizações constantes de Jay Simpson, que havia entrado no segundo tempo, no lugar de Fagan. Mas faltando 9 minutos para o fim da partida, Whittingham fez uma bela jogada e deu um passe para Rae, que não desperdiçou e concluiu a partida. 2×0 para o Cardiff, que segue na cola do líder QPR.

burnley

Burnley x Preston: O Preston North End precisava vencer para buscar uma recuperação na temporada. Enquanto isso, o Burnley está no topo da tabela e pode até sonhar com o título. O time de Darren Ferguson começou impactante com uma grande finalização de Keith Treacy obrigando o veterano goleiro do Burnley, Brian Jensen, a intervir de forma excepcional.  Mas o que o filho de Sir. Alex Ferguson não esperava é que, com apenas 8 minutos de jogo, Ross Wallace, ex-jogador do Preston, feizesse um grande cruzamento para Chris Iwelumo abrir o placar. Com 23 minutos de jogo, a defesa do Burnley cometeu uma tremenda gafe, deixando Barton livre para fazer o gol de empate do time visitante. Com 30 minutos, Treacy conseguiu recuperar a bola após mais uma furada defensiva do Burnley e chutou rasteiro, sem chances para Jansen, virando o jogo. Só então o time visitante passou a atacar novamente, mas o Preston contou com o goleiro Lonergan, muito inspirado. Já no segundo tempo, as equipes começaram a tocar bola, com pouco poder ofensivo. Só aos 25 minutos após uma brilhante assistência de Treacy, Parkin o terceiro, praticamente selando a vitória do Preston. Pouco depois, o meia Jones foi expulso pelo segundo cartão amarelo, dando início à blitz do Burnley. O que parecia impossível foi ficando mais próximo de acontecer, quando Iwelumo fez o segundo gol dele e do Burnley, faltando seis minutos para o fim. Para o desespero de Darren Ferguson, dois minutos antes do fim o próprio Iwelumo, “o iluminado da rodada” completou seu hat-trick.  O lance capital da partida aconteceu no último minuto, em uma bola cruzada na área, Rodriguez fez 4×3 para o Burnley. Inacreditável…

O QPR e Cardiff estão empatados com 13 pontos, mas o primeiro lidera pelo saldo de gols. O Burnley chegou à quinta colocação com 10 pontos. O lanterna continua sendo o Portsmouth, com apenas 2 pontos marcados, seguido de perto pelo Leicester, de Paulo Sousa, que mesmo com tantas modificações corre sério risco de rebaixamento.

Seguem os demais resultados da rodada:

Coventry 1×1 Leicester

Derby County 0×1 Sheffield United

Leeds United 2×1 Swansea City

Norwich 2×1 Barnsley

Nottingham Forest 1×1 Millwall

Portsmouth 0×0 Ipswich Town

Reading 3×0 Crystal Palace

Scunthorpe 0×2 Bristol City

Watford 2×2 Doncaster

Nenhum comentário:

Postar um comentário