terça-feira, 20 de julho de 2010

Blackpool: o novato da Premier League


Ao derrotar o Cardiff City por 3x2 em 22 de Maio deste ano na final dos Playoffs da Championship (segunda divisão inglesa), o Blackpool garantiu sua promoção à Premier League. Pela primeira vez em sua história, os Tangerines disputarão uma Premier League (instituída na temporada 1992/1993), embora tenham disputado pela última vez a primeira divisão em 1971. Fundado em 1877, o Blackpool tem como título mais importante a Copa da Inglaterra de 1953, ao derrotar o Bolton Wanderers por 4x3 em uma histórica final em Wembley, quando virou o placar após estar perdendo por 3x1. A década de 50 aliás, foi fantástica para o Blackpool. Além da conquista da Copa da Inglaterra, jogadores do Blackpool tinham importante presença na seleção inglesa. Em uma partida Inglaterra x Hungria em 1953, os Tangerines tinham quatro jogadores entre os titulares, o que levou o jornal Daily Mirror a dizer que o Blackpool é quem de fato enfrentaria a Hungria de Puskás & Cia. O maior rival do Blackpool é o Preston North End, e o confronto entre os dois times é conhecido como West Lancashire Derby.

O Blackpool manda seus jogos desde 1901 no Bloomfield Stadium, que após algumas reformas estruturais, espera-se que o estádio tenha capacidade para 17.625 torcedores. O atual técnico é o fanfarrão Ian Holloway, que adora aprontar em entrevistas. O capitão do time é o meia jamaicano Jason Euell. Quem merece atenção no elenco principal é o escocês Charlie Adam, revelado nas categorias de base do Glasgow Rangers e melhor jogador do time. Outro que merece destaque é Brett Ormerod, autor do gol da promoção do Blackpool à Premier League.

O Blackpool não tem outra meta em vista que não seja a de permanecer na Premier League. O "impacto" entre a Championship e a Premier League é muito grande e por ser sua primeira temporada, investidores demoram a aparecer. A base do time deverá ser a mesma, embora dois ou três reforços cheguem para melhorar o elenco. Repetir o sucesso do Stoke City, promovido em 2008/09 e que a cada temporada, ascende na tabela da Premier League, é o grande sonho dos Tangerines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário