sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Seis por meia dúzia?

"O Liverpool está nos holofotes do futebol mundial". Uma pena que essa afirmação não seja válida pelo que os Reds têm demonstrado em campo, mas sim pela crise que o clube atravessa há, pelo menos, duas temporadas. Precisando quitar urgentemente uma dívida de £280 milhões de libras com o Royal Bank of Scotland (RBS) até o dia 15 de outubro - sob o risco de entrar em concordata e consequentemente, perder 9 pontos na tabela - os atuais donos, Tom Hicks e George Gillett, procuram desesperadamente novos investidores para sanar o débito com o banco e ao mesmo tempo, compensar todo "esforço" feito desde 6 de fevereiro de 2007, quando assumiram o controle do clube.


A solução para o iminente colapso seria a venda para o New England Sports Ventures (NESV), controlada majoritariamente por John W. Henry e dona do time de beisebol Boston Red Sox. O problema é que a diretoria autônoma do Liverpool - instituída pelo RBS para conduzir o processo desde que os Reds foram colocados a venda em Abril - formada por Martin Broughton (presidente), Christian Purslow (diretor administrativo) e Ian Ayre (diretor comercial), aceitou o negócio de forma que os atuais donos não faturassem mais do que foi investido por eles, o que os revoltaram a ponto de brigarem na justiça pela não-venda do clube. A Premier League deu seu parecer nesta sexta-feira, sendo este favorável a venda para o NESV, após uma detalhada consulta dos reais interesses dos investidores. Portanto, o único empecilho é a batalha judicial, que deve ser concluída na próxima semana.


A grande dúvida dos torcedores é a falta de garantias de que Henry e seu "modesto" charuto farão uma verdadeira revolução no Liverpool. A necessidade de reforços de peso, de um novo estádio e o fato de ser americano como Hicks e Gillett, fazem com que a incerteza dos fãs cresça consideravelmente. Embora suas franquias esportivas sejam referências no mundo todo - vide NBA (basquete), NFL (futebol americano), MLB (beisebol), NHL (hóquei) -, sabemos que o futebol jogado com a bola redonda não é forte dos conterrâneos do Tio Sam - vide a - ascendente, porém não suficiente - MLS, a liga de futebol dos EUA.

4 comentários:

  1. Eu não sei se vai ser uma boa saida, mais ja ouvi um papo que se esses caras comprarem o Liverpool, KaKa pode ser um dos reforços! seria uma boa pra ele! o futebol la é rapido e ele precisa de novos ares! acredito que zagueiros tb sejam urgentes nos reds, Kyrgiakos e Skrtel são mediocres! Pepe Reina tb é mão de quiabo! vamos ver o como fica o clube! um abraço

    ResponderExcluir
  2. é a única saída, se ñ der negócio, o liverpool vai virar um portsmouth da vida... ahahahahhahahahahahahah

    ResponderExcluir
  3. O Liverpool vai dar a volta por cima!
    Tem que botar fé nesse cara vei. ele ta pegando o Liverpool la de baixo pra tentar reerguer.
    YOU'LL NEVER WALK ALONE!

    ResponderExcluir
  4. O Liverpool vai dar a volta por cima!
    Tem que botar fé nesse cara vei. ele ta pegando o Liverpool la de baixo pra tentar reerguer.
    YOU'LL NEVER WALK ALONE! [2]

    ResponderExcluir