segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Perdido no tempo



Aproveitando o amistoso entre Brasil e Ucrânia, o Blog Premier League Brasil aproveita a ocasião para contar um pouco da história do anfitrião Derby County, dono do estádio Pride Park, onde as seleções se enfrentaram nesta segunda-feira, com a vitória tupiniquim por 2 a 0, gols de Daniel Alves e Alexandre Pato.

William Morley

Fundado por William Morley em 1884 como uma ramificação do clube de críquete Derbyshire County, o Derby County é dono de uma das mais respeitáveis histórias do futebol inglês. Embora não tenha muitos títulos de expressão - duas conquistas na Primeira Divisão (1971-72 e 1974-75) e uma na Copa da Inglaterra (1945-46) - os Rams, como são conhecidos, foram um dos 12 fundadores do Campeonato Inglês em 1888, ao lado de Accrington Stanley, Stoke City, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, Burnley, Everton, Notts County, Preston North End, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers.

Brian Clough

Sem dúvida alguma, a apoteose do Derby foi no início da década de 70, sob o comando do lendário técnico Brian Clough e seu assistente, Peter Taylor. Para não passar batido, deve-se citar o histórico de Clough como jogador - 251 gols em 274 jogos, divididos entre Middlesbrough (213 J - 197 G) e Sunderland (61 J - 54 G). Com ele, os Rams subiram da Segunda Divisão para o primeiro título da Primeira Divisão em APENAS 3 anos, em uma época dominada por Leeds United e Liverpool. Na temporada seguinte, o clube chegou as semi-finais da Copa dos Campeões (atual Liga dos Campeões), sendo então derrotado para a poderosa Juventus, que teria subornado os árbitros da partida, levando a Clough chamar os italianos de bastardos trapaceiros.

Estátua de Brian Clough e Peter Taylor nos arredores de Pride Park

Com todo esse sucesso, Clough reclamou da constante interferência da diretoria em seu trabalho e, ao mesmo tempo, pediu um aumento salarial. Não tendo seu pedido atendido, planejou se demitir, como uma forma de se valorizar, afinal, a torcida e os jogadores jamais permitiriam a saída do treinador, obrigando a diretoria mantê-lo no cargo e, consequentemente, aumentando seus rendimentos. A estratégia, embora inteligente, não funcionou, sendo aceito seu pedido de demissão, apesar da revolta da torcida. Mesmo após a saída de Brian Clough, o Derby conquistou mais um Campeonato Inglês em 1974-75, todavia, sua gloriosa trajetória parou por aí.

O polêmico Robbie Savage, atual capitão do Derby County

Atualmente, os Rams disputam a Championship (2ª Divisão), ocupando a modesta 14ª posição. Numa tentativa de resgatar o passado perdido, o Derby County tem como técnico, desde 2009, Nigel Clough, filho de Brian Clough. A última temporada na Premier League, em 2007-08, foi uma verdadeira catástrofe: uma vitória, 8 empates e 29 derrotas em 38 jogos. Nunca um clube foi rebaixado tão cedo na história da Premier League (instituída em 1992-93).

Sem grandes expectativas para o futuro, resta aos Rams recordar o passado e esperar, ansiosamente, um novo Brian Clough aparecer.

Um comentário:

  1. E muito da trajetória de Clough pode ser vista no filme "The Damned United", que é excelente.

    ResponderExcluir